Na manhã desta quinta-feira, nem a chuva impediu que pais ou responsáveis levassem crianças de 6 a 11 anos aos postos de saúde de Santa Maria para se imunizar contra o coronavírus. Por volta das 9h40min, o estudante Dionathan Rocha dos Santos, 7 anos, recebeu a primeira dose da vacina Coronavac na Estratégia de Saúde da Familia (ESF) Santos, no Bairro Urlândia. Responsável pelo menino, a costureira Cleoni Souza Costa, 47, aprovou a mudança no acesso a ação, que desde esta quinta é feita sem a necessidade prévia de agendamento:
- Pelo site era mais difícil, principalmente se você não tem internet boa. É bem mais complicado do que vir direto no postinho.
Neste sábado, Dia D da vacinação contra a gripe e sarampo ocorrerá em 25 locais
Na Unidade de Saúde Básica Walter Aita, no Bairro Camobi, o médico Diego Michelon de Carli, 41, acompanhou o filho, Luiz André, 6 anos, na aplicação da segunda dose. O ato de completar o esquema vacinal contra o coronavírus, especialmente de crianças, é defendido pelo profissional:
- Precisamos completar o esquema para ter a imunização e toda população estar protegida contra a doença, inclusive as crianças. Para que isso ocorra, precisamos fazer não apenas a primeira, como a segunda dose.
Sobre o agendamento dessas ações, Diego acredita que, para quem quer vacinar, as duas formas são válidas. Após Diego e Luiz André irem embora da UBS, foi a vez de Kessylin Michelin de Souza, de 9 anos, completar a imunização contra o Covid-19. Ao lado da mãe, a dona de casa Lucimara Michelin de Souza, 43, a menina recebeu a segunda dose da vacina Coronavac, enquanto segurava uma placa com a frase 'Tô vacinada e seguirei me cuidando'.
- Foi bem legal a vacina que eu tomei. Doeu um pouquinho, mas foi boa - diz Kessylin.
Ao Diário, Lucimara relata já ter lidado com problemas em agendamentos de ações anteriores pelo site da prefeitura. Para essa ação, ela buscou se informar um dia antes com a recepção da unidade de saúde. Para a própria surpresa, ela só precisou chegar até o local e aguardar a imunização da filha.
-É bem melhor, porque não tem aquela burocracia de entrar no site e preencher. Então, vindo aqui diretamente é bem melhor - afirma.
Além da ESF Santos e a UBS Walter Aita, também ocorrerão ações de vacinação nesta quinta-feira na UBS Floriano Rocha, no Bairro Juscelino Kubitschek; UBS Kennedy, no Bairro Salgado Filho e ESF Lídia, no Bairro Noal.
data-filename="retriever" style="width: 100%;">
NOVA AÇÃO
Uma nova ação de vacinação contra a Covid-19 para o grupo ocorrerá nesta sexta-feira, também sem a necessidade de agendamento prévio. Das 8h às 11h, primeira e segunda doses da vacina Coronavac serão ofertadas para crianças de 6 a 11 anos com ou sem comorbidade em cinco locais de Santa Maria. É necessário levar carteirinha de vacinação da criança, documento com foto e CPF até o local escolhido.
SEXTA-FEIRA
- das 8h às 11h
Para quem:
- Crianças de 6 a 11 anos com ou sem comorbidade (1ª dose)
- Crianças de 6 a 11 anos que fizeram a 1ª dose até 1º/04/22 (2ª dose)
- *Doses Coronavac
Onde:
- Policlínica José Erasmo Crossetti (Rua Floriano Peixoto, 1.752, Centro)
- UBS Wilson Paulo Noal (Rua Reinaldo Manoel Guidolin, 130, Camobi)
- UBS Urlândia (Rua Valdir C. da Silva, 495, Vila Urlândia)
- UBS Itararé (Rua Assis Brasil, 400, Bairro Itararé)
- ESF Roberto Binato (Vila Caramelo)
O que levar:
- Carteirinha de vacinação, documento com foto e CPF
data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Orgulhoso, Luiz André, de 6 anos, mostra o curativo da segunda dose contra a Covid-19 feita na manhã desta quinta-feira